25/08/2012

Como preparar cascas de ovos para artesanato em mosaico

Quando falamos em reciclagem não falamos apenas de embalagens de produtos que vão para o lixo. Temos da natureza muitas fontes de material para artesanato, entre elas as cascas de ovos. Vamos aprender como preparar essas cascas para nossos projetos de mosaicos.
Separar as cascas dos ovos que usamos em nossas receitas, secar, moer e colocar esse pó em vasos de plantas, é uma dessas formas de usar as cascas de modo útil. Mas e para os projetos de artesanato, qual é a maneira correta de se preparar as cascas?
 Os ovos possuem uma película interna dupla que protege a clara e a gema. É essa película que vai dar mau cheiro nas cascas se não for retirada totalmente. Quando partimos as cascas, observamos elas facilmente.

Para retirar é muito simples. Deixe as cascas um minutinho no molho com água para manter a película amolecida. Pegue uma pequena ponta e comece a puxar.

 Se a película estiver bem úmida, ela vai sair facilmente. Observe na foto 


 Se a sua arrebentar, passe o dedo molhado pela parte interna da casca e perceba que a película vai enrolando sob o dedo e saindo facilmente. Faça isso até sentir que a superfície da casca está áspera.
Quando sentir que ficou áspero, resistente à passagem do dedo, é porque a película foi toda retirada. Sem ela seu projeto não vai mofar nem cheirar mal.
Nesse momento você pode colorir suas cascas, caso esteja planejando um projeto com cores. Para isso você pode usar corantes alimentícios. É só deixar de molho no corante até adquirir o tom desejado.
Outra dica é usar o tom natural das cascas, já que temos ovos bem branquinhos e também ovos caipiras mais avermelhados.
Depois disso tudo decidido, é só deixar as cascas secarem bem e começar seu projeto de mosaico.
Fotos: Cris Ture
Fonte: www.viladoartesao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Minha lista de blogs