28 de abr de 2014

Tranferência de imagem para MDF passo a passo e em vídeo


Fazer caixas decoradas é uma atividade que muitos artesãos se dedicam. Com o tempo, muitas técnicas novas vão surgindo e possibilitando a ampliação do leque de modelos, cores, texturas e muito mais. Além de se dedicar a este segmento, o artesão que o faz deve apreciar bastante as técnicas em MDF e sempre buscar novas inspirações para a criação de trabalhos únicos. E buscar novas inspirações é algo que a Revista Artesanato está sempre fazendo e hoje, com a ajuda da Ana Cristina, da Arte & Cia, você vai aprender como colocar em prática uma bela técnica de transferência em MDF.


Materiais Necessários:
  • Caixa em MDF
  • Tinta acrílica branca
  • Verniz acrílico brilhante ou fosco
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Lápis
  • Borracha
  • Bucha de cozinha
  • Papeis para transferência  (encontrado em lojas especializadas)
Dica – o papel para transferência pode ser impresso em casa. Imprima espelhado em uma folha de papel sulfite comum. Se não quiser fazer, também pode comprar em lojas de artesanato.
1) Para iniciar a técnica de transferência de imagem, pinte a caixa com a tinta acrílica branca, passando a primeira demão e lixando para um bom acabamento.
2) Recorte o desenho no papel, seguindo o contorno e deixando sempre uma folga de mais ou menos um dedo para o seu trabalho. Coloque o desenho virado para baixo na caixa e pontilhe em volta dele com lápis, deixando um dedo de espaço.
3) Faça uma mistura de cola branca e verniz acrílico (1 medida de cola para 2 de verniz acrílico). Misture e passe na caixa com um pincel macio (dentro do contorno feito) e na parte da frente do desenho.




 4) Cole o desenho no centro da caixa, com a face voltada para baixo (voltado para a cola), tomando cuidado para não criar bolhas. Para um bom acabamento, coloque um plástico por cima e passe uma espátula, com bastante cuidado, para que o desenho fique bem fixado e sem bolhas. Deixe secar por pelo menos 12 horas.
 5) Após secar, apague o lápis com a borracha. Em seguida, molhe a bucha levemente e passe em cima do desenho, fazendo sempre movimentos circulares. Você irá perceber que o desenho ficará cada vez mais visível. A ideia é esfoliar o papel até removê-lo completamente e deixar somente o desenho.
6) Finalize passando as pontas dos dedos molhadas, até que você sinta que o papel foi eliminado. Seque com secador.

7) Por fim, passe tinta acrílica branca em volta do desenho para deixar a caixa ainda mais primorosa e esconder qualquer mancha que tenha ficado.






revistaartesanato/Créditos – Ana Cristina - Arte & Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS MELHORES ARTESANATOS

2leep.com

Postagens populares

Minha lista de blogs